icone-joelho.png

JOELHO >>> TRATAMENTOS

 
 

APLICAÇÃO DE ÁCIDO HIALURÔNICO NO JOELHO

site-Dr. Lucas Damico - Ácido Hialurôn

O ácido hialurônico é o principal componente do líquido sinovial, presente na maioria das articulações do nosso corpo, responsável por lubrificar e evitar o atrito articular, têm funções mecânicas e biológicas:

 

Mecânicas: Trata-se de um gel lubrificante da superfície articular, reduzindo o atrito entre a cartilagem durante o movimento. Também funciona como amortecedor, absorvendo impacto e reduzindo a sobrecarga articular.

 

Biológicas: É responsável pela lubrificação e nutrição da cartilagem, reduz a dor e estimula a cicatrização e reparo da cartilagem.

 

INDICAÇÕES:

A viscossuplementação com o ácido é indicada para pacientes com artrose no joelho ou lesões de cartilagem, com o objetivo de reduzir a dor e auxiliar na preservação da articulação. 

 

Também pode ser utilizada nos casos em que é necessário postergar procedimentos cirúrgicos.  O procedimento de aplicação é seguro, com baixos níveis de complicação e realizado com apoio de exames de imagem.

 

ARTROSCOPIA NO JOELHO

site-Dr. Lucas Damico - ARTROSCOPIA DO J

A Artroscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que atua no diagnóstico e tratamento de doenças e lesões nas articulações, como o joelho. 

 

A técnica permite tratar um grande número de alterações que afetam o joelho, através de pequenas incisões na pele. Entre elas estão: reparo das lesões de cartilagem, lesões do menisco e do ligamento cruzado anterior. 

 

O cirurgião utiliza uma pequena câmera, pinças e instrumentos específicos para a artroscopia de joelho, permitindo ao paciente redução na dor pós-operatória e recuperação mais rápida. Além disso, é possível retornar mais rápido ao trabalho ou às práticas esportivas. 

 

Cada paciente terá sua orientação específica de repouso, de acordo com o procedimento realizado, a idade e o tipo de lesão. Não deixe de perguntar ao seu médico quais são as orientações específicas para o seu caso. 

PRÓTESE DE JOELHO

 

A cirurgia de prótese de joelho (ou artroplastia de joelho) consiste em substituir a superfície articular por uma prótese metálica e de polietileno, com o objetivo de corrigir articulação danificada permitindo conforto ao paciente na prática de atividades diárias.

 

Existem dois tipos de artroplastia, a total ou a unicompartimental. Na total, o cirurgião troca toda a superfície articular entre o fêmur e a tíbia, já na unicompartimental é realizada a apenas a substituição do lado do joelho afetado por uma alteração: o medial ou o lateral. 

 

A superfície da patela só é substituída quando ocorre grave comprometimento da cartilagem patelar, falha no alinhamento femoropatelar ou deformidade. 

 

Geralmente é indicada para tratamentos de casos avançados de artrose no joelho, com dor e limitação nas atividades da vida diária em pacientes com mais de 60 anos.  Em alguns casos também pode ser indicada para pacientes jovens.

 

A durabilidade estimada é de cerca de 20 anos e a taxa de resultados bons são de 90% a 95% dos casos.

 

Para saber se a prótese de joelho é indicada para o tratamento do seu caso é necessário agendar uma consulta com médico especialista, para a análise do quadro clínico, exame físico e de imagens. 

 

OSTEOTOMIA NO JOELHO

site-Dr. Lucas Damico - Osteotomia no Jo

Trata-se de um procedimento cirúrgico para a correção do eixo do joelho. É indicada principalmente em casos de lesões de cartilagem, artrose ou deformidades, que causam o desalinhamento da articulação. 

O cirurgião realiza um corte ósseo, que é fixado com placas e parafusos, com o objetivo de alinhar o joelho do paciente. Na maioria dos casos pode ser realizada uma artroscopia em conjunto, para avaliação e tratamento de lesões intra-articulares - como nas cartilagens, por exemplo. 

A cirurgia tem como principal indicação pacientes jovens e com alta demanda esportiva

A recuperação completa leva entre 8 e 12 semanas e exige cuidados como evitar a carga no joelho e fisioterapia. Para indicações específicas para o seu caso, não deixe de consultar o cirurgião.