icone-joelho.png

JOELHO

DESTAQUE-JOLEHO-DR_LUCAS-DAMICO.jpg

O joelho é uma das maiores e mais complexas articulações do corpo humano, formado por fêmur, tíbia e patela, além de uma série de ligamentos, tendões e estruturas. 

Ele pode ser atingido por uma série de doenças degenerativas e lesões ao longo da vida, de forma direta ou indireta. 

 

É uma das áreas do nosso corpo que mais sofre com lesões. O joelho recebe grandes cargas e é submetido à forças de aceleração e desaceleração na vida diária (como subir ou descer degraus), que são acentuadas durante a prática de atividades físicas, e ocasionam uma série de lesões na articulação. 

ESPORTES - Alguns esportes como caminhar, correr, andar de bicicleta, jogar vôlei, basquete, futebol e tênis podem levar a algum tipo de carga excessiva e traumática, o que torna essencial um trabalho muscular específico para melhorar o desempenho e prevenir lesões.

As lesões no joelho são recorrentes e causadas principalmente pela falta de conhecimento ou preparo prévio ao exercício, como o aquecimento e alongamento adequado. 

A indicação dos exercícios é feita sempre de forma particular, com um nível de exigência física determinado e adequado a necessidade de treinamento de cada indivíduo.

 

Entre os possíveis tratamentos para a região estão a artroscopia e a prótese de joelho. 

 

Joelhos com alterações geralmente apresentam dor, inchaço, instabilidade, atrofia muscular e perda de mobilidade. Em caso de sintomas, procure um especialista. Com o acompanhamento correto, as intervenções clínicas ou cirúrgicas devolvem ao paciente a qualidade de vida e melhor desempenho na prática esportiva.