icone-joelho.png

JOELHO >>> TRATAMENTOS

icone-quadril.png

QUADRIL >>> TRATAMENTOS

 
 

APLICAÇÃO DE ÁCIDO HIALURÔNICO NO QUADRIL

APLICAÇÃO DE ÁCIDO HIALURÔNICO NO QU

O Ácido Hialurônico é o principal componente do líquido sinovial, presente na maioria das articulações do nosso corpo, responsável por lubrificar e evitar o atrito articular, têm funções mecânicas e biológicas:

Mecânicas: Trata-se de um gel lubrificante da superfície articular, reduzindo o atrito entre a cartilagem durante o movimento. Também funciona como amortecedor, absorvendo impacto e reduzindo a sobrecarga articular.

 

Biológicas: É responsável pela lubrificação e nutrição da cartilagem, reduz a dor e estimula a cicatrização e reparo da cartilagem.
É muito utilizado para o tratamento de pacientes com lesão de cartilagem ou artrose de quadril, auxiliando a aliviar os sintomas e preservar a articulação da região. 

Também chamada de viscossuplementação, a medida auxilia a aumentar a sobrevida da articulação, diminuindo a evolução do desgaste. Também pode ser usado como complemento a artroscopia e para adiar uma prótese em pacientes jovens. 

 

A aplicação é segura e feita em consultório, com anestesia local. 
 

 

ARTROSCOPIA NO QUADRIL

ARTROSCOPIA DO QUADRIL-02.png

A Artroscopia de Quadril é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, com o objetivo de tratar as lesões dentro e ao redor das articulações.

Para o procedimento, uma câmera de vídeo e instrumentos específicos para a operação no quadril são introduzidos na articulação do paciente, por pequenas incisões de cerca de 1 centímetro. 

Pode ser indicada para o tratamento de uma série de doenças, entre elas lesão da cartilagem, do labrum, impacto femoroacetabular, bursite e tendinopatias, lesões do ligamento redondo e artrose em estágios iniciais.

 

A técnica cirúrgica feita pelo ortopedista vai depender das alterações apresentadas pelo paciente. Para saber se o procedimento pode ser indicado para o tratamento do seu caso, consulte um ortopedista especialista em quadril
 

 

PRÓTESE DE QUADRIL

PRÓTESE DE QUADRIL.png

A Prótese de Quadril ou artroplastia é uma cirurgia na qual se substitui a articulação doente, danificada ou fraturada do quadril por uma prótese de metal, polietileno e de cerâmica. É indicada em casos de displasia, artrose, lesões de cartilagem, osteonecrose, doenças inflamatórias e reumáticas e em alguns casos de fraturas. 

Podemos dividir as próteses de quadril em Próteses Totais ou Parciais.

Na Prótese Parcial somente o implante femoral é colocado, mantendo a articulação com a cartilagem acetabular do paciente.

Já na Prótese Total é  realizada a substituição do acetábulo e do fêmur.

O objetivo da operação é amenizar os sintomas do paciente e melhorar a qualidade de vida, devolvendo o bom movimento à articulação e melhora da dor. 

É essencial que a cirurgia seja bem indicada, com avaliação completa do caso do paciente e educação do paciente e de toda a família sobre o procedimento. 

Escolha um profissional competente e exija uma prótese de qualidade. Quando bem feita, a durabilidade da prótese é acima de 95% em 15 anos e possivelmente maior de 80% em 20 anos. A taxa de satisfação dos pacientes com a cirurgia é de aproximadamente 95%, com retorno às atividades sociais, esportivas, laborais e de lazer. 

Os principais risco da cirurgia a curto prazo são de infecção e tromboembolismo, existem medidas que devem ser adotadas para a redução das possíveis complicações.

A longo prazo pode ocorrer o desgaste ou a soltura dos implantes, essa complicação está relacionada com a técnica cirúrgica e a qualidade do implante.

 

O deslocamento (luxação) da artroplastia também pode ocorrer caso as recomendações médicas não sejam seguidas.