JOELHO >>> TRATAMENTOS
QUADRIL >>> TRATAMENTOS
APLICAÇÃO DE ÁCIDO HIALURÔNICO NO QUADRIL
O Ácido Hialurônico é o principal componente do líquido sinovial, presente na maioria das articulações do nosso corpo, responsável por lubrificar e evitar o atrito articular, têm funções mecânicas e biológicas:
Mecânicas: Trata-se de um gel lubrificante da superfície articular, reduzindo o atrito entre a cartilagem durante o movimento. Também funciona como amortecedor, absorvendo impacto e reduzindo a sobrecarga articular.
Biológicas: É responsável pela lubrificação e nutrição da cartilagem, reduz a dor e estimula a cicatrização e reparo da cartilagem.
É muito utilizado para o tratamento de pacientes com lesão de cartilagem ou artrose de quadril, auxiliando a aliviar os sintomas e preservar a articulação da região.
Também chamada de viscossuplementação, a medida auxilia a aumentar a sobrevida da articulação, diminuindo a evolução do desgaste. Também pode ser usado como complemento a artroscopia e para adiar uma prótese em pacientes jovens.
A aplicação é segura e feita em consultório, com anestesia local.
A Artroscopia de Quadril é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, com o objetivo de tratar as lesões dentro e ao redor das articulações.
Para o procedimento, uma câmera de vídeo e instrumentos específicos para a operação no quadril são introduzidos na articulação do paciente, por pequenas incisões de cerca de 1 centímetro.
Pode ser indicada para o tratamento de uma série de doenças, entre elas lesão da cartilagem, do labrum, impacto femoroacetabular, bursite e tendinopatias, lesões do ligamento redondo e artrose em estágios iniciais.
A técnica cirúrgica feita pelo ortopedista vai depender das alterações apresentadas pelo paciente. Para saber se o procedimento pode ser indicado para o tratamento do seu caso, consulte um ortopedista especialista em quadril.
A Prótese de Quadril ou artroplastia é uma cirurgia na qual se substitui a articulação doente, danificada ou fraturada do quadril por uma prótese de metal, polietileno e de cerâmica. É indicada em casos de displasia, artrose, lesões de cartilagem, osteonecrose, doenças inflamatórias e reumáticas e em alguns casos de fraturas.
Podemos dividir as próteses de quadril em Próteses Totais ou Parciais.
Na Prótese Parcial somente o implante femoral é colocado, mantendo a articulação com a cartilagem acetabular do paciente.
Já na Prótese Total é realizada a substituição do acetábulo e do fêmur.
O objetivo da operação é amenizar os sintomas do paciente e melhorar a qualidade de vida, devolvendo o bom movimento à articulação e melhora da dor.
É essencial que a cirurgia seja bem indicada, com avaliação completa do caso do paciente e educação do paciente e de toda a família sobre o procedimento.
Escolha um profissional competente e exija uma prótese de qualidade. Quando bem feita, a durabilidade da prótese é acima de 95% em 15 anos e possivelmente maior de 80% em 20 anos. A taxa de satisfação dos pacientes com a cirurgia é de aproximadamente 95%, com retorno às atividades sociais, esportivas, laborais e de lazer.
Os principais risco da cirurgia a curto prazo são de infecção e tromboembolismo, existem medidas que devem ser adotadas para a redução das possíveis complicações.
A longo prazo pode ocorrer o desgaste ou a soltura dos implantes, essa complicação está relacionada com a técnica cirúrgica e a qualidade do implante.
O deslocamento (luxação) da artroplastia também pode ocorrer caso as recomendações médicas não sejam seguidas.