Buscar
  • Dr. Lucas D'Amico

Tendinite patelar no joelho do atleta




A tendinite da patela é uma alteração que geralmente ocorre em esportistas que realizam saltos repetitivos, estudos recentes apontam uma incidência de 20% a 30% entre os atletas de diversas modalidades, entre elas basquete, trekking , corrida de rua e na montanha.


Além do impacto repetitivo, a alteração também pode ocorrer devido falta de preparo da musculatura da coxa, quadril e perna e sobrecarga muscular.


Uma tendinite trata-se da inflamação ou lesão em um dos tendões ao redor do nosso joelho, responsáveis pela movimentação e que contribuem para a estabilidade da articulação. Neste caso, o tendão afetado é o patelar, que liga a patela (rótula) à tíbia, e é responsável pelos movimentos de aceleração e frenagem.


O principal sintoma é a dor, que pode variar a região do joelho conforme o tendão afetado, além de hipersensibilidade e inchaço. A patela também pode apresentar instabilidade.

Na maioria dos casos o tratamento é conservador com o objetivo principal de aliviar a dor e reduzir a inflamação. Em casos específicos podem ser indicadas infiltrações para controle da inflamação e recuperação do tendão.


A cirurgia só é realizada em casos em que não há melhora com o tratamento clínico ou em casos de alto risco de ruptura do tendão.


Você pode agendar o seu horário via WhatsApp: (42) 99108-7430.

Consultório INmedi - Rua Santos Dumont, 339 - Porto União, SC

Consultório APMI - Rua Dr. Cruz Machado, 615 - União da Vitória, PR

Dr. Lucas P. D'Amico Fam


CRM-PR 24879 - CRM-SC 21596 - TEOT 12557

1 visualização0 comentário