top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Lucas D'Amico

Rotura do manguito rotador. Causas e sintomas

Atualizado: 1 de ago. de 2022




O manguito rotador compreende um grupo de quatro músculos-tendões que envolvem a região do ombro. Tem como função estabilizar o úmero, o maior osso da parte superior do nosso corpo, que liga o ombro ao cotovelo.


​A musculatura também equilibra os movimentos do ombro, envolvendo as regiões superior, posterior e anterior a articulação. A ruptura do manguito rotador pode desencadear a perda da função do ombro em diferentes graus, entre eles estão inflamações e tendinite, que são consideradas mais leves, e rupturas parciais ou totais dos tendões, consideradas graves.


Os sintomas vão depender do estágio da lesão, mas em geral estão: dor e redução da força durante a elevação do braço; desconforto ao tirar o sutiã ou pegar algo no bolso traseiro da calça; acordar com dor no ombro durante a noite; limitação da mobilidade e perda de força e redução de movimento.


Para o diagnóstico é necessária a realização de consulta com o especialista, associada a exames físico e de imagem.


O tratamento indicado pode ser conservador ou cirúrgico. A escolha do método é feita principalmente devido a gravidade da lesão, idade do paciente, intensidade da dor e perda de função.


Geralmente a cirurgia é indicada quando o tratamento clínico não é eficaz. A artroscopia do ombro é a técnica mais utilizada.


Você pode agendar o seu horário via telefone (42) 3522-7431 ou via WhatsApp (42) 8837-0960 https://bit.ly/3wkmBfY

Consultório INmedi - Rua Santos Dumont, 339 - Porto União, SC

Consultório APMI - Rua Dr. Cruz Machado, 615 - União da Vitória, PR


Dr. Lucas P. D'Amico Fam

CRM-PR 24879 - CRM-SC 21596 - TEOT 12557

2 visualizações0 comentário
bottom of page