Buscar
  • Dr. Lucas D'Amico

Lesão no menisco: como ocorre e quais são os tratamentos?

Atualizado: Abr 19




A maioria das lesões no menisco (estruturas fibrocartilaginosas no formato da letra C, presentes no nosso joelho) acontecem durante a prática de esportes de contato, como futebol, vôlei, basquete e lutas, principalmente após entorses do joelho.


Em idosos a ruptura pode ocorrer devido ao desgaste, em movimentos simples como agachar-se, por exemplo.


Temos dois meniscos em nossos joelhos, o medial e o lateral. As principais funções são amortecer a carga e estabilizar o joelho.


Uma lesão no menisco significa que a estrutura sofreu algum tipo de dano, que pode ser um corte ou ruptura total ou um "flap", quando parte dela fica solta dentro da articulação. Entre os sintomas estão dor na parte interna ou externa do joelho, que se agrava com a rotação, ao agachar ou ao esticar o joelho.


Na maioria dos casos o tratamento indicado é cirúrgico, por meio de artroscopia. O cirurgião responsável pode optar por realizar a sutura do menisco ou realizar a retirada parcial da estrutura.


Em alguns casos, principalmente para os pacientes mais idosos, podem ser indicadas a infiltração de ácido hialurônico como substitutivo da operação.


Conhece alguém que precisa saber disso? Marque aqui


Agende o seu horário via WhatsApp: (42) 99108-7430.

Doctoráia: http://bit.ly/3dn7Ml0

Consultório INmedi - Rua Santos Dumont, 339 - Porto União, SC

Consultório APMI - Rua Dr. Cruz Machado, 615 - União da Vitória, PR


Dr. Lucas P. D'Amico Fam

CRM-PR 24879 - CRM-SC 21596 - TEOT 12557