Buscar
  • Dr. Lucas D'Amico

Conheça os quatro principais ligamentos do joelho




A função dos ligamentos é estabilizar a articulação, neste caso o joelho, junto com os músculos. Para isso, eles precisam ter uma certa resistência para assegurar a estabilização e mobilidade adequada. Quanto maior o número de ligamentos afetados por uma lesão ou trauma, maior será a instabilidade apresentada pelo paciente


Hoje vamos falar sobre os 4 principais ligamentos do joelho:


⦁ Ligamento cruzado anterior (LCA) - Um dos ligamentos mais importantes e estudados do joelho, fica na parte interna do joelho e liga o fêmur e a tíbia. Está entre as lesões mais comuns durante a prática esportiva e um dos mais temidos entre os atletas de alta performance.


⦁ Ligamento cruzado posterior (LCP) - É a lesão mais frequente em quedas sobre o joelho e em acidentes automobilísticos, mas também pode acontecer durante práticas esportivas. Liga a tíbia ao fêmur e é responsável por segurar o movimento da região posterior do joelho. A lesão é altamente incapacitante e muitas vezes considerada grave, já que pode ocorrer em conjunto com lesões de outros ligamentos.


⦁ Ligamento colateral medial (LCM) - Tem como principal função manter nossa estabilidade em movimentos que exigem rotação do joelho. Esse ligamento tem três ‘camadas’ e fica na lateral do nosso joelho (à esquerda se olharmos de frente), também entre a tíbia e o fêmur.


⦁ Ligamento colateral lateral (LCL) - Fica na lateral direita do nosso joelho (olhando no plano frontal) e os casos de lesões são menos frequentes. Uma lesão de contato com golpe na parte interna do joelho seria uma das possíveis causas da lesão no LCL.


Você pode agendar o seu horário via telefone (42) 3522-7431 ou via WhatsApp (42) 8837-0960 https://bit.ly/3wkmBfY

Consultório INmedi - Rua Santos Dumont, 339 - Porto União, SC

Consultório APMI - Rua Dr. Cruz Machado, 615 - União da Vitória, PR


Dr. Lucas P. D'Amico Fam

CRM-PR 24879 - CRM-SC 21596 - TEOT 12557

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo