top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Lucas D'Amico

3 PROBLEMAS COMUNS QUE AFETAM O JOELHO DO JOVEM



A maioria dos jovens tem o hábito de praticar atividades físicas, o que pode causar sobrecarga nas articulações, como o joelho, se não for realizada com a devida orientação. Além disso, também estão mais propensos a quedas, lesões e possíveis traumas devido às atividades cotidianas; o que nos leva a alguns problemas que são mais comuns entre os pacientes jovens. São eles:


  • Lesão de menisco: o menisco trabalha como um amortecedor do joelho, estabilizando e distribuindo o peso na articulação. Normalmente, esse  tipo de lesão está associado à entorse (torção) do joelho. 


  • Lesão de cartilagem do joelho: a cartilagem é um tecido flexível que serve para absorver a carga do joelho. Atividades que colocam excesso de carga nas articulações do joelho, como levantamento de peso excessivo ou atividades físicas intensas sem descanso adequado, ou até mesmo um trauma direto, como uma queda, podem contribuir para o desgaste da cartilagem.


  • Lesão do ligamento cruzado anterior: O LCA é um dos principais ligamentos no interior do joelho, e sua função é proporcionar estabilidade à articulação durante movimentos como rotação e mudanças rápidas de direção. Muito comum no futebol, esse tipo de lesão geralmente acontece em práticas esportivas, quando o joelho sai do lugar, por conta de um movimento de torção, uma parada brusca ou torções inesperadas.

Conhece alguém que gostaria de saber disso? Compartilhe!


Você pode agendar o seu horário via telefone (42) 3522-7431 ou via WhatsApp (42) 8837-0960

📍 Consultório INmedi - Rua Santos Dumont, 339 - Porto União, SC

📍 Consultório APMI - Rua Dr. Cruz Machado, 615 - União da Vitória, PR


Dr. Lucas P. D'Amico Fam

CRM-PR 24879 - CRM-SC 21596 - TEOT 12557

Comments


bottom of page