icone-joelho.png

JOELHO >>> DOENÇAS DEGENERATIVAS

 
 

ARTROSE NO JOELHO

site-Dr. Lucas Damico - ARTROSE NO JOELH

A artrose é uma alteração degenerativa (desgaste) que atinge as cartilagens das articulações, principalmente as responsáveis pela sustentação do nosso corpo, como o joelho, quadril e a coluna. Trata-se da doença degenerativa mais comum no joelho. 

 

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a artrose é a doença mais prevalente na população mundial, acometendo de 70% a 80% da população mundial, com mais de 60 anos. 

A artrose é comum em idosos devido ao processo de envelhecimento, mas em muitos casos está associada a fatores agravantes, como doenças inflamatórias, uso excessivo da articulação, sequelas de traumas ou cirurgias prévias. 

Mulheres e pacientes com obesidade têm maior risco de desenvolver a doença. 

Entre os sintomas estão dor, inchaço e perda de movimento. Em casos graves o paciente pode observar perda do alinhamento e perda da mobilidade das articulações. 

Existem diferentes graus da degeneração e o tratamento é indicado de acordo com o nível da doença. O diagnóstico é feito por especialista com análise completa do caso e exames de imagem, como radiografias e ressonância magnética. 

 

TRATAMENTOS

Casos leves: o tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos, reabilitação muscular, novos hábitos de vida e redução de peso. A aplicação de ácido hialurônico pode auxiliar na recuperação. 

Casos avançados: quando o tratamento conservador não é eficaz pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. O tipo da operação indicada vai depender dos sintomas do paciente, idade, nível de atividade e grau da artrose. Entre as técnicas disponíveis estão a artroscopia, artroplastia e osteotomia.

 

OSTEONECROSE NO JOELHO

site-Dr. Lucas Damico - ARTROSE NO JOELH

A Osteonecrose do Joelho é caracterizada por um “infarto ósseo” (morte do tecido pela falta de irrigação sanguínea), geralmente no fêmur da articulação, com risco de levar rapidamente ao desenvolvimento da artrose do joelho. 

Entre os sintomas estão dor intensa e aguda, inchaço, dificuldade para apoiar o membro e para caminhar pequenas distâncias. A doença atinge principalmente mulheres com idade entre 50 e 60 anos e excesso de peso. 

Para o diagnóstico é essencial a consulta médica, com exame físico e exames de imagem. 

TRATAMENTO

Casos leves: quando a doença é detectada no início o tratamento pode ser feito com o uso de analgésicos, reabilitação e retirada da carga do membro. Caso não haja resposta no tratamento inicial ou o diagnóstico seja tardio, pode ocorrer artrose no joelho. 

 

Casos avançados: em casos que o paciente já apresenta artrose pode ser necessária a realização de cirurgia, o tipo do procedimento depende da idade do paciente, nível de atividade e grau da artrose. Geralmente são indicadas artroplastia ou osteotomia.