Buscar
  • Dr. Lucas D'Amico

O que é o impacto femoroacetabular?




O Impacto Femoroacetabular (IFA) é caracterizado por um contato anormal entre a ‘cabeça’ do fêmur e o encaixe da articulação do quadril (acetábulo), causando dor na região da virilha e do quadril, que também pode atingir os glúteos.

Trata-se de um problema mecânico da articulação, causado principalmente pelo excesso de osso na cabeça femoral ou no encaixe do quadril alguns pacientes podem apresentar os dois quadros.

Estudos apontam que o desenvolvimento do IFA do quadril pode ser influenciado pela presença da deficiência 'CAME' (deformidade no fêmur). A CAME é uma formação óssea extra na junção ântero lateral da cabeça do fêmur, levando a uma forma não esférica em relação ao quadril e causando o impacto.

É mais comum em pacientes jovens e entre aqueles que praticam esportes com grande amplitude de movimento, como golfe, ballet e surf. Os sintomas são mais comuns durante atividades e movimentos de flexão ou rotação do quadril

Conhece alguém que precisa saber disso? Marque aqui!

Você também pode agendar o seu horário via WhatsApp: (42) 99108-7430. Consultório INmedi - Rua Santos Dumont, 339 - Porto União, SC Consultório APMI - Rua Dr. Cruz Machado, 615 - União da Vitória, PR Doctoralia: http://bit.ly/3dn7Ml0

Dr. Lucas P. D'Amico Fam CRM-PR 24879 - CRM-SC 21596 - TEOT 12557