A maioria das lesões do menisco podem apresentar um bom resultado de tratamento não cirúrgico, principalmente aqueles causados pelo desgaste da articulação, em pacientes idosos.
O tratamento conservador envolve repouso relativo, uso de medicações, compressas frias e infiltrações de ácido hialurônico no joelho. O médico também pode indicar exercícios específicos para o fortalecimento e reabilitação com fisioterapia.
Já as lesões traumáticas - que ocorrem principalmente durante as atividades físicas de contato - têm mais chance de precisar de uma cirurgia, com avaliação em relação a sua estabilidade, tempo, tamanho e outras lesões associadas.
Uma lesão no menisco significa que a estrutura sofreu algum tipo de dano, que pode ser um corte ou ruptura total ou um "flap", quando parte dela fica solta dentro da articulação. Entre os sintomas estão dor na parte interna ou externa do joelho, que se agrava com a rotação, ao agachar ou ao esticar o joelho.
A indicação da cirurgia é feita principalmente em caso de dor, redução de movimentação do joelho e desconforto, que atrapalham a qualidade de vida do paciente. Outros fatores como lesões associadas, ruptura do ligamento cruzado, a idade do paciente e os hábitos de vida também são avaliados pelo especialista antes da indicação cirúrgica.
Se você precisa de cuidados médicos na área de ortopedia, entre em contato com a nossa equipe!
(42) 3521-7431 ou via WhatsApp (42) 8837-0960
📍 Consultório INmedi - Rua Santos Dumont, 339 - Porto União, SC
📍 Consultório APMI - Rua Dr. Cruz Machado, 615 - União da Vitória, PR
Dr. Lucas P. D'Amico Fam
Médico: CRM-PR 24879 / CRM-SC 21596
Ortopedia e Traumatologia - RQE PR 18617 / RQE SC 12771
TEOT 12557
Comments